Criar uma Loja Virtual Grátis
Para Fazer Radiografias
Para Fazer Radiografias

As radiografias são importantes para se examinar as estruturas da cavidade oral, registrando-se as imagens em um filme, através da emissão de raios-x, um tipo de radiação eletromagnética, de forma que esta variação na absorção de raios em diferentes tecidos, produza uma imagem, que é o revelado nas radiografias. Parece complicado, mas é simples. Basta pensar em uma fotografia em branco e preto e imaginar que ela tem poderes de revelar o que não conseguimos ver, no caso, as estruturas ósseas, os tecidos moles por dentro e suas patologias. O que for escuro é radiolúcido e o que for claro é radiopaco, por oferecer resistência à passagem da radiação. As radiografias em Odontologia podem ser de várias formas: a periapical, para ver dentes e ossos, a interproximal, para ver cáries e excessos de restaurações, a oclusal, para ver fraturas ou lesões, a panorâmica, para ver a boca toda de uma só vez e a tomografia, para se ver cortes dos ossos feitos em simulações de computador, mais usada para a avaliação e colocação de implantes.

 

As três primeiras, em quantidades pequenas, são realizadas nos próprios consultórios dos Dentistas. Em quantidade maior destas, por exemplo, para avaliação periodontal ou endodôntica, em que são tiradas, normalmente, quatorze radiografias ou para as panorâmicas, tiradas por um aparelho maior, assim como maior é a quantidade de radiação, requerendo proteções e paredes especiais, com lâminas de chumbo. Os Dentistas encaminham a um outro Dentista, que, além de fazer as radiografias, fará estudos e avaliações do que elas revelam, emitindo um laudo, segundo os interesses do que for solicitado, em função do que se pretenda observar com elas. Também são feitas medições e traçados, quando os objetivos determinarem, como na ortodontia e implantodontia. Dependendo do tipo de lesões, pode-se identificar qual é e onde está localizada a patologia, doença ou mal que nos levou a fazer a radiografia. Para os Dentistas, estes dados são muito importantes para melhor solucionar os problemas.

 

Boas radiografias, em aparelhos modernos e potentes, são aliados imprescindíveis de um bom diagnóstico, que representa cinquenta por cento na solução de muitos problemas odontológicos, principalmente os mais complexos e delicados. Além de indicar qual é o problema, as radiografias revelam onde e como ele está, se em fase inicial, ou adiantada, dando elementos para determinar a hora e a maneira certa de intervir. Depois de solucionados, as radiografias colaboram também para nos certificar se toda a extensão do mal foi solucionada. E se foi bem. Tanto que em perícias e documentações dos procedimentos médicos e odontológicos, elas são usadas como provas do que foi feito e se o mesmo está bem feito.

 

Nunca se deve ou se precisa tirar radiografias sem solicitação de um Dentista. Não só pela radiação, pelos custos, mas pelas especificações que uma solicitação contém, ou seja, o que se pretende especificamente observar. Todas as requisições são feitas por escrito, em formulário próprio, no qual você vai ver que estão bem identificadas as áreas que serão objeto das radiografias, o que se estará procurando constatar e com que objetivo, de forma que o radiologista, Dentista especialista em tirar e interpretar radiografias dentárias, oriente-se bem no que tem a analisar e quais os tipos de radiografias de que deve-se utilizar para atender a tais necessidades. As tomografias são realizadas em centros radiológicos próprios, por requererem escaners específicos.